A catarata é o nome dado pelos médicos a uma doença causada por uma opacidade em nossos olhos que pode afetar nossa visão. Por mais que muitas pessoas ainda não conheçam essa doença, ela é uma das principais causas de cegueira tratável em todo o mundo. Dessa forma, esse artigo busca justamente esclarecer o que é a catarata, quais são os seus tipos principais e como é feito o seu tratamento.

O que é a catarata?
A catarata é uma doença que atinge os olhos, provocando uma opacidade em nosso cristalino, estrutura que funciona como a lente dos nossos olhos. Nem toda catarata prejudica a visão, no entanto, ela é uma causa importante de cegueira tratável em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% de todos os casos de cegueira no mundo são devidos à doença.
Quais são os tipos de catarata?
A catarata é dividida em várias classes. Ela pode ser de nascimento, de aparecimento ou adquirida, subtipo no qual está inserida àquela relacionada à idade. A doença também pode ser classificada em relação à sua localização nos olhos e ao grau de opacidade provocado no cristalino.
A catarata também possui diversas causas, muitas das quais não estão totalmente esclarecidas. Estudos revelam uma associação da doença ao envelhecimento, no entanto existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Principais fatores de risco para o desenvolvimento da catarata:
- Uso de medicamentos
- Tabagismo
- Diabetes
- Cirurgias intra-oculares prévias
- Desnutrição
Como é feito o tratamento da catarata?
O diagnóstico da catarata geralmente é realizado após queixas de “visão nublada” e diminuição da acuidade visual pelos pacientes. Depois de diagnosticada por um médico oftalmologista, o tratamento da catarata é feito cirurgicamente, por meio de um procedimento denominado facectomia. A cirurgia consiste na substituição das lentes dos olhos por próteses e geralmente é realizada em ambos os olhos.
Por fim, a catarata é uma doença particularmente frequente na terceira idade e, por isso, devemos sempre prestar atenção às queixas de dificuldade de enxergar vinda de idosos. Baixa acuidade visual é um fator de risco para acidentes domésticos e pode provocar diminuição da autonomia de idosos. Cuide da saúde visual de quem você ama, agende uma consulta com um oftalmologista.